terça-feira, 27 de novembro de 2012

Benito Mussolini

Benito Mussolini


   Benito Amilcare Andrea Mussolini, nasceu na cidade de Predappio, em 29 de julho de 1883, foi um politico italiano que liderou o Partido Nacional Fascista e é creditado como sendo uma figura chave na criação do do Fascismo.

   Tornou-se o Primeiro Ministro da Itália em 1922. Apos 1936, seu título oficial era "Sua Excelência Benito Mussolini, Chefe do Governo, Duce do Fascismo, e o Fundador do Império". Mussolini também criou e sustentou a patente militar suprema de Primeiro Marechal do Império.
   
   Mussolini foi um dos criadores do Fascismo Italiano, que incluía elementos do nacionalismo, corporativismo, sindicalismo nacional, expansionismo, progresso social e anti comunismo.

   Mussolini tornou-se uma das figuras principais das Potencias do Eixo e , em 10 de julho de 1940, inseriu a Itália na Segunda Guerra Mundial ao lado do Eixo.

*Origens:
  • Seu pai, Alessandro, era um ferreiro alcoólatra e um fervoroso socialista, e a sua mãe, Rosa Maltoni, uma humilde professora primária, era a principal sustentadora da família. Foi-lhe dado o nome de Benito em honra do revolucionário mexicano Benito Juárez.
  • Já na escola, com apenas 11 anos, Benito deu mostras de um caracter violento, ao esfaquear um colega de classe e a atirar tinta contra um professor(na quela época, os professores eram autoridades de verdade, os alunos deviam respeita-los e obedece-los, jamais questiona-los). Foi expulso da escola.
  • Em 1902 emigrou para a Suécia para fugir ao Serviço Militar. Depois ele conseguiu um emprego num jornal na cidade de Trento(à época sob domínio austro-hungaro0 em 1908. Foi nessa altura que escreveu o romance, chamado A Amante do Cardeal.
  • Em 1909 Mussolini conhece Ida Dalser, com quem teve o seu primeiro filho, chamado Benito Albino Mussolini.
  • Em 1910, uniu-se informalmente com Rachele Guidi, com essa ele teve 5 filhos, Edda(1910), Vittorio(1916), Bruno(1918), Romano(1927) e Anna Maria(1929).

*Carreira Politica:


  •  Em 1914, dirigiu o jornal Popolo d'Italia, onde defendeu a intervenção italiana em favor dos aliados e contra a Alemanha. 
  • Expulso do Partido Socialista Italiano, alistou-se ao exercito - quando a Itália entrou na Primeira Guerra Mundial, aliando-se a Grã-Bretanha e à França - e alcançou a patente de sargento, vindo a ser ferido em combate por uma granada.
  • Em 1919, fundou os Fascis Italiani di Combati, organização, mais tarde, o Partido Fascista.
  • Uma das qualidade de Mussolini era a Oratória. Sua oratória era tao notável - possuía um bela voz digna de um barítono - quanto seu uso eficaz de propaganda politica.
  • Em 1922, organizou, juntamente com Bianchi, De Vecchi, De Bono e Italo Balbo, a famosa Marcha sobre Roma, um golpe de propaganda, o próprio Mussolini sequer esteve presente, tendo chegado de comboio.
  • Foi nomeado o Primeiro-Ministro pelo rei Vitor Manuel III, alcançando maioria parlamentar e, consequentemente, poderes absolutos no governo do país.
  • Logo apos a sua subida ao poder, iniciou uma campanha de fanatização que culminaria com o aumento do seu poder, devido à interdição dos restantes partidos políticos e sindicatos. Nessa campanha foi apoiado pela Burguesia e pela Igreja.







*Morte:
   Fundou a Republica Social Italiana, pouco depois veria a ser preso novamente por guerrilheiros da Resistência Italiana, que o mataram em 28 de abril de 1945, juntamente com a sua companheira, Clara Petacci - que embora pudesse fugir permaneceu ao lado do Duce ate o fim - as ultimas palavras de Benito Mussolini foram:

"Atirem aqui" ( disse ele apontando para o seu peito). 
"Não destruam o meu Perfil"

   O seu corpo e o de Clara Petacci ficaram expostos à execração publica durante vários dias, pendurados pelos pés, na Piazza Loreto em Milão. Encontra-se sepultado no Tumulo da Família Mussolini em Emília-Romana, Predappio na Itália.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog