domingo, 14 de outubro de 2012

Arte na Idade Media

Arte - 
Idade Media


   Na fase inicial da Idade Media são usualmente considerados característicos: o desejo de simplificação, a estilização, a renuncia à profundidade espacial e a falta de proporção dos corpos. O elemento de importância que predomina na Idade Media é o seu caráter profundamente espiritual e religioso.
   O caminho que distancia cada vez mais a arte crista do realismo da arte clássica bifurca-se em direções diferentes. Uma linha de desenvolvimento produziu o simbolismo que esta menos interessado em invocar a presença espiritual de personagens sagrados mediante a tradução de cada detalhe da cena numa linguagem cifrada da doutrina. O valor espiritual que se acreditava ter a obra de arte adquirido graças a essa tradução explica as características, de outro modo inteligíveis, da arte crista primitiva - a distorção do tamanho natural e a adaptação das proporções no significado espiritual dos objetos retratados. A chamada "perspetiva invertida", que apresenta as figuras principais, quando mais afastadas do espectador, numa escala maior que as figuras subalternas no primeiro plano.
    Os estudiosos decididos a investigar na primitiva arte crista a cosmovisão metafisica da Idade Media interpretam todos os seus óbvios defeitos, em contraste com a arte clássica, como simplesmente fruto de uma opção deliberada e consciente; é um evidente absurdo interpreta-la de tal modo que negue todas as possibilidades de uma defasagem da arte crista primitiva. O que nela tem sido elogiado como simplificaçao deliberada, concentração magistral ou idealização consciente e intensificação do real são, amiúde, na verdade, mera incapacidade e pobreza, uma irremediável inépcia para traduzir corretamente as formas naturais e um primitivo e confuso método de desenho.
   O caráter didático é a mais tipica das caracteristicas crista, quando comparada com as antigas; os gregos e romanos usaram a arte com bastante frequência como instrumento de propaganda, mas nunca a empregaram como uma simples veiculo de doutrina.
   O Iconoclasmo não foi realmente um movimento inimigo da arte: não perseguiu a arte como tal, mas apenas um gênero especial da arte; lutou apenas contra as imagens de conteúdo religioso.
   Ate o momento em que o cristianismo foi reconhecido pelo Estado, a Igreja tinha atacado o uso religiosos de pinturas por principio, tolerando-as somente em cemitérios, sob certas condições especificas. Mas mesmo ai os retratos eram proibidos, a escultura evitada e as pinturas restringidas a representações simbólicas. Nas igrejas, o uso de obras de arte era terminantemente proibido. Clemente de Alexandria sublinhava que o segundo mandamento é dirigido contra as representações pictóricas de toda e qualquer especie e que esse é o critério da Igreja primitiva e dos patriarcas. Apos a reconciliação da Igreja com o Estado, entretanto, desapareceu o temor de uma recaída na idolatria e as artes visuais puderam ser colocadas ao serviço da Igreja.

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Apucarana

Nossa Querida Cidade
Apucarana



   Clima 
  • Média anual: 17,3º
  • Máxima: 25,3°C
  • Mínima: 6°C
  • Densidade pluviométrica: 1 545mm³ (2003)


   Industria
  Cidade de destaque nacional como polo na área de brindes, principalmente na fabricação de bonés, que gera milhares de empregos. Centro de Produção e Industrialização de derivados de milho que abastece diversas cidades do país. Centro de industrialização de couro que gera milhares de empregos, diretos e indiretos e têm seus produtos exportados para diversos países, responsável pela quase totalidade da exportação desse produto pelo Paraná e por 3% do total brasileiro.
  • Boné: Sendo o destaque da economia do município, o boné, é responsável pela geração de cerca de 6000 empregos diretos e 4000 empregos indiretos. Com uma produção de aproximadamente 2 000 000 de bonés por mês, a cidade é responsável por oitenta por cento da produção nacional, consolidando-se como a capital nacional do boné.
   Segurança
   Sede do Decimo Batalhao de Policia Militar.
   Sede do Trigésimo Batalhão de Infantaria Motorizada, conhecido como o "Sentinela do Norte do Paraná - 30º BIMtz".
   Sede da 17ª Subdivisão Policial - Polícia Civil

   
Apucarana conta ainda com a Guarda Municipal, para vigilância do patrimônio público e logradouros de grande circulação (praças, escolas e edifícios públicos).


   Cultura


  •  Cine Teatro Fenix: O atual teatro, hoje sob administração municipal, foi a maior sala de cinema da cidade entre as décadas de 1960 a 1990. Hoje transformado em centro cultural, o grande auditório recebe eventos de porte e apresentações de teatro, balé e música, tendo recebido, recentemente, o Balé Folclórico da Ucrânia, a Orquestra Sinfônica do Paraná, além de outros importantes grupos artísticos nacionais. São também aqui realizadas as cerimônias oficiais de formatura das diversas escolas de nível médio, pós-médio e superior da cidade.



Bem, acaba por aqui essa nossa pequena, mais simbolica, passagem em Apucarana. Que recebeu o titulo de: Capital do Bone, Cidade Educaçao e a Cidade Alta. Agora eu deixo para voces, algumas fotos de locais, que se um dia  vierem aqui, nao podera ficar fora da lista de visita!!
















Pesquisar este blog