sexta-feira, 29 de junho de 2012

Os Deuses do Olimpo


Os Deuses de Olimpo



   Na Grecia Antiga, as pessoas seguiam uma religião polteista, ou seja, acreditavam em vários deuses. Estes, apesar de serem imortais possuíam características de comportamentos e atitudes semelhantes aos seres humanos. Maldade, bondade, egoísmo, fraquesa, força, vingança e outras características estavam presentes nos deuses, segundo os gregos antigos. Este povo acreditava que as divindades habitavam o topo do Monte Olimpo, a mais alta montanha da Grécia, de onde decidiam as vidas dos mortais. Zeus era o de maior importância, considerada a divindade suprema do panteão grego. Acreditavam também que, muitas vezes, os deuses desciam do monte sagrado para relacionarem-se com as pessoas. Neste sentido, os heróis, ou semi-deuses, eram os filhos dos deuses com os seres humanos comuns.
   Mas antes de conhecer os Deuses Gregos, temos de saber como tudo começou...

                                  

   Tudo se inicia com o Caos: uma esduridao disforme, o completo vazio, o nada. Dele, surge Gaia(a Terra), e outros seres divinos primordiais: Eros(o amor), Tartaro(as trevas abismais), Ébero(a escuridão) e sua irmã Nix(a noite). Ébero desposou Nix, gerando Éter(a luz) e Hemera(o dia).
   Sem intermédio masculino, Gaia deu a luz a Urano(o ceu) que então a fertilizou. Urano fazia seguidos filhos em Gaia, mas, como nunca se afastava dela, seus descendentes, entre eles os titãs, permaneciam presos no ventre as mãe. Insatisfeita com a situação, Gaia incentivou um dos seus filhos, o titã chamado Cronos, a decepar os órgãos genitais de urano, fazendo com que este se separasse dela e os outros filhos pudessem nascer. Cronos assim fez e então nasceram os outros titãs, que eram: Oceano(as águas que circundavam a Terra), Hiperion(o sol), Ceos , Crio, Japeto, Teia, Reia, Temis, Mnemosine, Febe e Tetis. Em seguida nasceram os Ciclopes, gigantes de um olho só, e os Hecatonquiros(ou Centimanos), gigantes que possuíam cem braços e cinqüenta cabeças.

   Cronos desposou a sua Irma Reia e, como foi ele quem enfrentou o pai, passou a reinar e ter como sua corte os seus irmãos Titas. Os Hecatonquiros e os Ciclopes, ele aprisionou no Tartaro, com medo de que esses monstros gigantes resolvessem a se rebelar contra ele.
   Mas acontece que Urano profetizou que Crono também seria destronado por um de seus filhos. Com medo, Cronos engoliam todos os filho que tinha com Reia, mal eles nasciam, para evitar que a profecia se concretizasse. Assim aconteceu com Hera, Hades, Poseidon, Hestia e Demeter. Quando nasceu o sexto filho, Reia decidiu salva-lo, com a ajuda de Gaia que a leva para partir secretamente esse filho em Creta. La Reia da a luz à seu filho que se chama Zeus e o deixa aos cuidados das ninfas da Floresta. Logo Reia retorna ao Palacio de Cronos, e enrola em panos uma pedra, depois da ao seu marido e ele a engole achando ser o seu sexto filho.
   Zeus cresceu e se tornou um homen muito forte, e decidiu vingar-se de seu pai. Disfarçou-se de viajante, dando a Cronos um aporçao que o fez vomitar todos os filho que tinha devorado. Agora adultos, eles se juntaram a Zeus para enfrentar seu pai. Deram origem a guerra, de Deuses contra Titas, os Titas lutaram ao lado de Cronos, eles atacavam jogando enormes blocos de pedra e tochas em chamas contra os deuses, enquanto Zeus lançava seus raios, Apolo suas flechas e Poseidon empunhava seu tridente. No entanto, os deuses so conseguiram vencer quando soltaram os Ciclopes e os Hecatonquiros, que, como dito aprisionados por Cronos no Tartaro. Mas agora libertados, os Hecatonquiros ajudaram os deuses e assim eles venceram a guerra e aprisionaram os Titas no Tartaro, região mais profunda do inferno. Então partilhou-se o universo, Zeus ficou com o céu e a Terra, Poseidon ficou com os mares e Hades ficou com o mundo dos mortos. A humanidade foi criada por Promenteu.
                       
   A mitologia grega serviu de inspiração também para os romanos. Desta forma, eles passam a adorar os mesmos deuses gregos, dando-lhes, no entanto, apenas seus nomes diferentes. Enfim, confira abaixo os 12 deuses gregos, com os seus respectivos nomes romanos entre parênteses.

Zeus (Jupiter)


    É o Deus principal, governante do monte Olimpo, rei dos deuses e dos homens. Era o senhor do céu, deus da chuva, e o ceifeiro das nuvens, aquele que tinha o terrível poder do relâmpago. A tempestade representava a sua fúria. Sua arma era o raio e sua ave a águia, animal em que costumava se transformar. Zeus era um tanto mulherengo e teve diversas esposas e casos com deusas, ninfas e humanas, tendo vario filhos semi-deuses.

Hera (Juno)


   Mulher de Zeus e rainha do Olimpo, Hera é a deusa do matrimonio e do parto. Extremamente ciumenta, é vingativa com as amantes do marido e com os filhos de Zeus que elas geram.

Poseidon (Netuno)


   O irmão mais velho de Zeus e Hades é o deus do Oceano. Morava em seu palácio no fundo do mar, junto a sua esposa Anfitrite. Com um movimento de seu tridente, causa tempestades e terremotos – por isso os navegantes sempre rezavam para esse deus pedindo águas tranqüilas e que lhes protegessem dos monstros marinhos.

                                          Afrodite (Venus)


   Deusa do amor, da beleza e do sexo, Afrodite nasceu da espuma do mar e é a mais bela das deusas. Sua presença causava tumulto no Olimpo, pois os deuses começaram a brigar para conquistar seu coração, por isso, Hesfesto, o mais decidido e tranqüilo dos deuses, recebeu de Zeus a amo da bela deusa, fato que ninguém poderia contestar. E então, contraditoriamente, a mais bela das deusas acaba por se casar com o mais feio dos deuses, Hefesto, que era deformado e encardido. Lógico que Afrodite não gostou muito da idéia e o traia com Ares, com o qual teve alguns filhos, Cupido era um deles.

Ares (Marte)


   O terrível deus da guerra é o outro filho de Zeus e Hera. Representado como um homen forte e bruto e de caráter violento, que tinha o prazer em apreciar a dor alheia e, no campo de batalha, pode matar um mortal apenas com o seu grito de guerra! Quando estão perto dele, as pessoas sentem raiva e vontade de bater umas as outras.

Hefesto (Vulcano)


   Também era filho de Zeus e Hera, so que, Hefesto nasceu tão feio que foi jogado pela mae do alto do monte Olimpo. Ele despencou durante nove dias e noites ate cair no oceano, onde foi criado pela oceanide Tetis. Ele aprendeu a forjar e depois de adulto, decidiu se vingar da mãe. Hefesto fez um belo trono de ouro e enviou para Hera. Lisonjeada, ela se sentou mas não conseguiu mais se levantar, pois o trono estava enfeitiçado. Vários tentaram liberta-la sem sucesso, ate Dionisio, o deus do vinho, levou sua bebida para Hefesto, que bebeu ate cair e foi carregado para Olimpo para desfazer o feitiço do trono. Ao acordar, ele disse que so libertaria a sua mãe se Afrodite, a mais bela das deusas, aceitasse se casar com ele. Assim aconteceu, Afrodite e Hefesto se casaram e Hera foi libertada do trono.
   Certo dia, Hefesto descobriu que era constantemente traído por Afrodite por meio de Helios, o sol que tudo vê, e planejou uma armadilha para eles durante uma de suas escapadas. Enquanto Afrodite e Ares estavam juntos na cama, Hefesto envolveu-os com uma rede tão fina que era quase invisível, mas muito forte, e levou-os ao Monte Olimpo para humilha-los diante dos deuses. Estes, no entanto, apenas riram diante do fato deles estarem nus, e Poseidon conseguiu persuadir Hefesto a liberta-lo como troca de uma garantia de que Ares pagaria uma multa pelo adultério. Pobre Hefesto!

Dionísio (Baco)


   Zeus se apaixonou se pela mortal Semele, e ainda que Zeus ficasse sempre metamorfoseado de homen comum, ela sabia que ele era um deus porque ele lhe sussurrara isso mais de uma vez. Mas a ciumenta Hera, com raiva de ter sido traída mais de uma vez por seu esposo divino, armou uma cilada para a rival. Sob a aparência de uma velhinha foi se encontrar com Semele e lhe persuadiu a perguntar a Zeus se este era realmente um deus, e não um impostor, e que lhe provasse isso. Semele ficou com serias duvidas, ate que resolveu perguntar. Zeus tentou convencê-la a desistir, mas so fazia Semele insistir mais ainda. Então ele se revelou em toda a gloria, resplandecendo em relâmpagos. O corpo de uma mortal não era capaz de suportar aquela luz tão intensa e a infeliz foi fulminda.
   Acontese que Semele estava no sexto mês de gravidez, e Zeus se apressou a salvar o filho que ela trazia no ventre. Para dar continuidade a gestação, o deus negociou com o seu irmão Hades, o deus dos mortos, que concordou em lhe da apenas o bebê. Zeus abriu a própria coxa e nela colocou a crinça, depois fechou-a com grampos de ouro. Quando o tempo fixado pelo destino chegou a seu termo, Zeus deu a luz à Dionisio, que se tornou o Deus do vinho, da farra e da loucura. Era o único filho de uma mortal, mas por ser filho de Zeus passou a habitar o monte olimpo. As celebrações em homenagem a este Deus deram origem ao teatro.

O Nascimento de Artemis e Apolo

   A bela ninfa Leto foi possuída por Zeus e engravidou de Apolo e Artemis. Hera, esposa de Zeus, descobriu o romance e voltou sua ira a Leto. Pediu à Gaia, a Terra, que não oferecesse lugar a Leto, assim a coitada não poderia mais pousar sobre terra firme para ter seus filhos. Como se não bastasse, Hera ainda enviou uma enorme serpente para persegui-la, assim ela não ia permanecer viva tempo suficiente para dar a luz.
   Mas Leto, quase norrendo de tanta dor, encontrou a ilha de Delos, que ao contrario de todos os lugares que passara antes, não era ligado a Gaia, pois era uma ilha flutuante e podia abrigar e esconder Leto de píton, e assim ela conseguiria parir os gêmeos divinos.

Apolo (Febo)



  Apolo era o deus da luz e do sol, na verdade os gregos acreditavam que ele era o próprio sol, dirigindo o seu carro dourado e brilhante no céu. Seus cabelos eram louros e seus olhos eram claros como o dia. Também era o deus da medicina, da musiva e da profecia. Assim como sua irmã, era muito habilidoso com o arco e flecha, e tocava belas melodias com sua lira. Com poucos dia de vida, lutou contra a enorme serpente pitone a matou com seu arco e flechas.

Artemis (Diana)


   Artemis se tornou a deusa da vida selvagem e da caça. Seus cabelos eram negros e tinha olhos escuros, ao contrario de Apolo, ela era a deusa da noite enluarada. Como era uma caçadora, devia ser para sempre virgem e desprezava companhias de homens. Possuía um arco e flecha como os de Apolo ao que prateados.

Atena (Minerva)


   É a deusa da sabedoria, imbatível na guerra, nem mesmo Ares lhe era páreo, pois, enquanto este so prezava a guerra violenta e sanguinária, Atena era extremamente estratégica. Filha de Zeus com a primeira mulher dele, Metis. Quando Zeus recebeu a noticia de Metis estava grávida, ficou com medo de que seu filho o seu filho o destronasse, como aconteceu com o seu pai e seu avô. Então Zeus enganou Metis e ela, transformada em mosca, foi engolida por ele. Mas depois de algumas semanas, Zeus começou a sentir uma insuportável dor de cabeça, e pediu a Hefesto que lhe abrisse o crânio com o seu machado, e de La saiu a Atena já adulta e toda armada. Ela jamais se casou ou manteve amantes, mantendo virgindade perpetua. A coruja é o seu símbolo e a capital da Grecia recebeu o nome de Atena, como homenagem a essa deusa.

Hermes (Mercurio)


   Filho de Zeus com a deusa Maia, Hermes era esperto e rápido e estava sempre a serviço de Zeus. Ele era o mensageiro dos deuses e tamebem conduzia a alma dos mortos ate o submundo de Hades. Protetor do viajantes, comerciantes, dos ladrões e trapaceiros, em suma, de tudo que requer habilidades e astucia.
   Representado como um homen de sandálias e capacete com asas também portanto em uma das mãos o caduceu, uma vara com duas serpentes entrelaçadas.
   Ainda bebê, o astuto Hermes inventou o fogo, friccionando folhas de loureiro com uma acha de lenha, criou um instrumento musical com os cascos de uma tartaruga, chamada lira, e em uma noite, fugindo de seu berço, ele foi furtar cinqüenta gados sagrados de Apolo, e os trouxe puxando-os pela cauda, para que as pegadas indicassem o caminho oposto e confundisse o deus do sol. Mas quando Apolo deu por falta de seus bois, ele logo desconfiou de Hermes, que negou dizendo que seria incapaz devido a tão pouca idade, mas mesmo assim ele foi levado ao Olimpo para ser julgado por Zeus. Mesmo assim ele ainda negava tudo. O problema se encerrou quando Apolo viu a Lira e seu doce som, o deus da musica ficou encantado com o instrumento inventado por Hermes e ficou para si, deixando, em troca, Hermes ficar com os gados.

Demeter (Ceres)


   Filha de Cronos e Reis, era a deusa das plantas, da terra cultivada, das colheitas e das estações do ano. Teve uma filha com seu irmão Zeus, chamada Persefone que foi raptada por Hades.

Deixem o seu comentário!!

domingo, 24 de junho de 2012

A Industria do Reino Unido

  
 No atual espaço produtivo do Reino Unido, convivem a tradição e  a modernidade, representada pelos setores de base, e os setores modernos.

Setores de Base:
  • Grandes industrias texteis:o Reino Unido tem uma tradiçao manufatureira textil que remonta a Idade Media. Nos ultimos tempos, em virtude do reduzido custo da mão-de-obra dos países asiaticos, a industria tem transferido suas plantas manufatureiras para países do Extremo Oriente;
  • Siderurgia:a atividade siderurgica obteve exito em razão da grande quantidade de carvão e de minerio de ferro encontrada no país;
  • Industria de transformação:com o sucesso da siderurgia de base, as industrias eletromecanicas, de contrução naval, automobilistico, aeronautico e de maquinas texteis, tambem puderam se destacar na economia do país.
Setores Modernos:
   alguns setores da industria britanica desenvolveram-se mais recentemente. Apartir da decada de 1970, a industria e o comercio incorporaram novos aparatos tecnicos, modernizando alguns setores. Atualmente, as regiões metropolitanas de Berminghan e Londres concentraram a maior parte da atividade industrial.
  • Industria petroquímicas:a descoberta de reservas petroliferas no mar do norte favoreceu o desenvolvimento dessa industria, com a contruçao de unidades de refino e beneficiamento do petroleo. A industria petroquimica é a base da produçao de plasticos e fibras sinteticos, alem de produtos quimicos para a produçao de fertilizantes;
  • Industria eletroeletronica:com o aperfeiçoamento dos sistemas produtivos, desenvolveu-se uma poderosa industria de equipamentos eletronicos, beneficiando principalmente, os setores automobilisticos, aeronauticos e de telecomunicaçoes;
  • Industria alimenticia:o Reino Unido acabou se tornando um grande transformador de produtos agricolas em alimentos para o consumo final, tirando proveito da grande quantidade de materia-prima que importa principalmente cereais e soja.

Fiat Palio Weekend

  


 Não é raro a chegada de um novo modelo inspirar o estilo de vários modelos defasados. O lançamento do novo Fiesta na Europa norteou a reestilização dos brasileiros Ka e Fiesta RoCam, assim como o novo Jetta serviu de referência para o facelift do Fox. Agora, chegou a vez da Fiat lançar mão deste polêmico recurso nas linhas Palio Weekend, Siena e Strada.
    O Grand Siena foi escolhido pelos designers na dura missão de repaginar os antigos modelos. As semelhanças surgem no desenho de grade e para-choque frontal de Siena EL, Strada Trekking e Palio Weekend Attractive e Trekking. No caso dos aventureiros, tanto Palio Adventure quanto Strada Adventure receberam uma nova grade cromada e para-choques levemente redesenhados. A Strada Working mudou pouco e todos os modelos agora usam novas calotas ou rodas de liga leve. 
   A Fiat também fez algumas mudanças no interior, decorado com novos difusores de ar - mais arredondados - e novos volantes com comandos de som, inspirados no Punto. Se o carro for equipado com o câmbio automatizado Dualogic, há borboletas atrás do volante para trocas sequenciais. Siena EL e Strada Working receberam mostrador de combustível e velocímetro digitais, igual o Novo Uno. Apesar dos esforços para renovar o fôlego da linha, detalhes como a ergonomia do projeto desenvolvido na metade dos anos 90 (a cabine é a mesma da primeira geração do Palio) denuncia a idade do projeto.
   Quanto às motorizações, a maior novidade é a oferta do motor 1.6 E-torQ 16V, de até 117 cv com etanol, na Strada Trekking. A antiga versão de entrada Fire foi descontinuada e a picape continua sendo vendida com três opções de carroceria - simples, estendida e cabine dupla. A perua Palio Weekend é ofertada nas versões Attractive, Trekking e Adventure, enquanto o Siena EL pode ser comprado com os motores 1.0 Fire, com 75 cv, ou 1.4 Fire, de 86 cv, ambos com etanol.

Os Dez Melhores filmes de 2012

                                       Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge (The Dark Knight Rises)

Direção: Christopher Nolan
Elenco: Batman e Anne Hathaway vestida de Mulher-Gato
Sinopse: Oito anos após brincar de esconde-esconde com o Coringa e Duas Caras, Batman é impelido de volta à ação quando Bane, um anabolizado que roubou a máscara do Sub-Zero, chega pra tocar o terror em Gotham.
Por que assistir: Falam que o mundo vai acabar em 2012. Pois bem. Se isso acontecer, será somente porque, após o soco na cara do mundo que foi Batman – O Cavaleiro das Trevas (pessoas que diziam que não assistiam a filmes de super-heróis foram obrigadas a literalmente chorar sangue), Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge chega como uma verdadeira bola de demolição pronta para terraplanar o universo e demolir completamente tudo aquilo que conhecemos por “existência”.




                                              O Hobbit: Uma Jornada Inesperada (The Hobbit: An Unexpected Journey)

Direção: Peter Jackson
Elenco: Todo mundo que sequestrou o coração das pessoas na Trilogia do Anel e mais uns outros.
Sinopse:  Bilbo, um hobbit curioso, se junta a uma patotinha de anões para bandear até a Montanha Solitária e, uma vez lá, recuperar um tesouro e mostrar pro dragão Smaug que ele pode vir quente porque a turminha está fervendo.
Por que assistir:  Não é sempre que aparecem passagens para a Terra-Média – e, quando aparecem, obliteram completamente qualquer outro destino turístico do mundo, quiçá do universo. Assim, a única escolha possível é assistir ao filme no cinema e chorar oceanos. E se você não tem vontade de fazer isso, então pegue o primeiro avião para Mordor, pois certamente não é uma pessoa do bem.



                                                                  Os Vingadores (The Avengers)

Direção: Joss Whedom
Elenco: Robert Downey Jr., Scarlett Johansson de roupa justa, efeitos especiais.
Sinopse: Os maiores heróis da Terra  se juntam para enfrentar uma ameaça ao planeta e cumprir uma missão dificílima: fazer com que o público esqueça o nível medíocre dos filmes Thor, Capitão América e Homem de Ferro 2.
Por que assistir: Na verdade, eu tinha certeza absoluta de que este filme seria um desfile de figurinos coloridos e fracassos. Entretanto, o trailer lançado mudou tudo: prometendo fuzilar o espectador com cenas de ação épicas e o timing cômico do Robert Downey Jr., a peça publicitária elevou minha fé na produção. Além do mais, tudo que precisam fazer para valer o dinheiro do ingresso é botar o Samuel L. Jackson pra falar “módafócking” uma vez (não acontecerá).





                                                                                             Titanic 3D

Direção: James Cameron
Elenco: A maior ironia da história e peitos da Kate Winslet em 3D
Sinopse: Em 1912, quando uma turma de pessoas arrogantes e prepotentes (provavelmente estudantes de Medicina) batizaram o navio Titanic de “inaufrágavel”, um iceberg solitário no meio do Oceano Atlântico gritou “challenge accepted!”.  Daí tudo foi literalmente por água abaixo, rendendo um filme que ganhou 11 Oscars e será relançado em 3D este ano.
Por que assistir: Porque, apesar de ser 3D convertido, James Cameron manja do formato, o que pode resultar em uma experiência agradável. De qualquer jeito, é sempre legal ver um navio colossal partindo ao meio em uma tela enorme.




                                                          O Espetacular Homem-Aranha (The Amazing Spider Man)

Direção: Marc Webb
Elenco: Andrew Garfield e Emma Stone loira.
Sinopse: No reboot da série aracnídea feito pelo mesmo diretor de 500 Dias Com Ela, Peter Parker é um adolescente indie que é abandonado pelos pais indies e acaba criando de forma indie pelos tios. Daí um dia, como todo bom indie, ele é picado por uma aranha radioativa e tem que enfrentar um supervilão para justificar os gastos em CGI – tudo isso, claro, ao som de uma banda do Nepal ou algo do gênero.
Por que assistir: Apesar de 500 Dias Com Ela ser a Copa do Mundo dos filmes superestimados,  O Espetacular Homem Aranha tem um trailer interessante e um elenco bastante forte – Andrew Garfield é um ótimo ator e Emma Stone é gata e ótima atriz -, além de ser naturalmente promissor por adaptar a melhor personagem da Marvel (o Aranha dos quadrinhos é épico demais). E, na real, só por não colocar Joseph Gordon Levit no papel-título o filme já merece crédito.




                                                                             Valente  (Brave)
Direção: Mark Andrews e Brenda Chapman
Elenco: Vários uns e zeros transformados em personagens, cenários e tudo mais.
Sinopse: Na escócia mítica a princesa Merida, tomada pela adolescência total, se revolta contra os pais porque quer ser um Robin Hood de kilt. Eis que uma atitude impensada coloca em perigo o reino e sua família, e agora ela precisa lugar contra as forças da natureza, da magia e de uma maldição sombria para evitar que a vaca vá para o brejo.
Por que assistir: É uma animação da Pixar, cujo único deslize até hoje foi o patético Carros 2 (por que, John Lasseter? Por que?!), e que, em seus momentos de ápice, mergulhou o mundo em uma banheira de pura magia cinematográfica (Wall-E, a trilogia Toy Story, Os Incríveis, etc). Os caras manjam do riscado. E é uma animação onde as personagens possuem sotaque escocês, que é provavelmente um dos melhores motivos existentes para ir assistir a um filme.



                                                                          Na Estrada (On The Road)

Direção: Walter Salles
Elenco: Sam Riley, Kristen Stewart e um livro que criou os hippies da década de 60
Sinopse: Naquela época mágica que as pessoas tentam retratar atualmente com os filtros do Instagram, Dean e Sal são dois sujeitos que forjam uma improvável amizade e saem rodando Estados Unidos afora, em uma história que define a Geração Beat (não confundir com a geração atual, a Geração Bit).
Por que assistir: Walter Salles é um diretor competente, e já provou em Diários de Motocicleta que curte uma road trip. Além do mais, é a adaptação de um dos livros mais clássicos e definitivos do século passado, então a coisa promete (equipe competente + história interessante = sorvete de chocolate cinematográfico). Na pior das hipóteses, vai te livrar do trabalho de ler o livro.



                                                                  Piratas! Pirados! (Pirates! Band of Misfits!)

                                                       
Direção: Peter Lord e Jeff Newitt
Elenco: Hugh “timing cômico” Grant e Salma “comissão de frente” Hayek
Sinopse: No cativante mundo das animações stop-motion, o Capitão Pirata é tomado pelo espírito de Harvey Weinstein e deseja a todo custo vencer um prêmio, o de Pirata do Ano. A jornada acabará levando o capitão até as imediações da Ilha Sangrenta e, em um local ainda mais exótico e perigoso, a Londres Vitoriana.
Por que assistir: A Aardman, produtora da animação,  já entregou ao mundo os espetaculares A Fuga das GalinhasPor Água Abaixo e Wallace e Gromit: A Batalha dos Vegetais – motivo suficiente para você já comprar o ingresso do cinema e dormir com ele debaixo do travesseiro. Sem contar que temos Hugh Grant e seu timing cômico aniquilador no elenco. E, acima de tudo, é uma aventura de piratas que não corre o risco de ser estragada pela obsessão em encontrar o maior tesouro do mundo nas bilheterias (assuma sua vida de crimes contra a franquia Piratas do Caribe, Jerry Bruckheimer!).


                                                                                             Gravidade (Gravity)

Direção: Alfonso Cuarón
Elenco: George Clooney e Sandra Bullock
Sinopse: Em uma nave espacial tão danificada quanto o bom senso na televisão atual, dois astronautas precisam lutar para sobreviver enquanto são esmagados pela falta de oxigênio do universo à sua volta, onde ninguém ouve você gritar (anúncio pago de Prometheus).
Por que assistir:  Cuarón é um gênio. Não apenas colocou Harry Potter na puberdade cinematográfica com O Prisioneiro de Azkaban (um dos melhores filmes da série) como obliterou qualquer ficção científica dos últimos quinze anos com o devastador Filhos da Esperança. Assim, munido de um elenco vencedor (Clooney, principalmente) e de uma trama assaz instigante (tipo Náufrago sem o Wilson), Cuarón provavelmente pegará o que sobrar do mundo após Batman e esmagará tudo com planos sequência impossíveis.



                                                                                 Anna Karenina

Direção: Joe Wright
Elenco: Keira Knightley. Morena.
Sinopse: Na alta sociedade russa do final do século 19,  a socialite aristocrata Anna Karenina varre a fidelidade pra baixo do tapete e começa uma pegação brutal com o Conde Vronski, um romance tórrido que, como em todo grande livro de autores russos, coloca a natureza humana de forma tão exposta e nua que poderia até ser manchete do Globo.com.
Por que assistir: Nos excelentes Desejo e Reparação e Orgulho e Preconceito (ambos com a Keira Knightley. Morena. Vejo um padrão aí) Joe Wright já mostrou que, além de ótimo contador de histórias, sabe utilizar uma linguagem tão elegante que os operadores de câmera provavelmente vestiam ternos durante a filmagem. Assim, provavelmente encontrará o tom ideal para narrar as tramóias da Anna. Sem contar, claro, que o filme é baseado em uma obra clássica, complexa e que, em suas quase setecentas páginas, mostra o funcionamento do ser humano melhor do que qualquer livro de medicina.





sábado, 23 de junho de 2012

Os 5 animais mais Inteligentes


Inteligência
Dizem que, nós, seres humanos, somos os mais inteligentes do reino animal – se bem que, levando em consideração as intermináveis guerras, os danos causados ao planeta e a violência de modo geral, essa afirmação possa ser bastante questionada. Mas, além de nós, os chimpanzés, gorilas, orangotangos e outros primatas têm também cérebros já bastante sofisticados e praticam ações que demonstram um grau de inteligência bastante elevado. E fora os primatas, outras espécies parecem ser também bastante desenvolvidas. A lista é surpreendente:

1. O porco
Provavelmente você está surpreso, mas é isto mesmo: entre os animais domesticados pelo Homem, o porco é o mais inteligente do planeta. Por incrível que pareça, as pesquisas comprovam que as habilidades do porco chegam a superar as dos cachorros e gatos. Eles entendem como funciona um espelho, por exemplo. Numa experiência realizada há alguns anos, alguns porcos foram treinados para movimentar um cursor com os focinhos, numa tela de vídeo, e a diferençar imagens que já tinham visto, de outras que estavam vendo pela primeira vez. Eles foram mais bem sucedidos do que chimpanzés.

2. O polvo
Você se lembra daquele polvo, o “Paul”, do Aquário Marinho (Sea Life Centre) de Oberhausen, na Alemanha? Aquele que fez sucesso durante a Copa do Mundo, na África do Sul, acertando muitos resultados de jogos? Pois bem, está provado que, da mesma forma que os porcos são os animais mais espertos entre as espécies domesticadas, os polvos são os mais inteligentes entre os invertebrados. Testes com labirintos e resolução de problemas provaram que esses octópodes possuem memórias de fatos recentes e remotos. Eles conseguem abrir frascos, apertar parafusos e até pegar um sanduíche dentro de uma cesta. São os únicos invertebrados que são capazes de usar ferramentas. Alguns foram vistos pegando cascas de coco e transformando-as em abrigos.



3. O corvo
“Nevermore!” (“Nunca mais!”) dizia essa ave, no poema “The Raven” (“O Corvo”), de Edgar Allan Pöe. Sim, o corvo é capaz de imitar o som de algumas palavras, como o papagaio. Em diversas lendas, o corvo aparece como um trapaceiro ou portador de maus presságios, mas, na realidade, eles são bastante inteligentes. Como os polvos, eles são capazes de usar ferramentas simples, armazenar alimentos para o inverno e memorizar experiências para uso em circunstâncias futuras. Um deles foi observado usando a folha dura de uma árvore, como se fosse uma faca, para fazer nozes caírem numa rua movimentada e serem esmagadas pelas rodas dos automóveis, para que eles pudessem comer as sementes. Notável, não? Eles também podem reconhecer pessoas e lembrar-se dos seus rostos durante anos.


4. Os golfinhos
Estes, com toda certeza, são um dos animais mais inteligentes de toda a espécie animal. Parece até que eles têm uma linguagem própria e, através dela, se comunicam entre si. Cientistas fizeram diversas tentativas para decifrar essa linguagem, mas, até agora, não obtiveram sucesso. Quem já viu esses cetáceos se exibindo em aquários, sabe que eles são capazes de obedecer a inúmeros comandos dos seus treinadores. Há alguns anos, pescadores viram golfinhos arrancando pedaços de esponjas do mar e envolvendo seus narizes com eles, para evitar escoriações.



5. Os elefantes
Esses paquidermes extremamente inteligentes vivem em sociedades complexas, nas quais prevalece uma hierarquia e demonstram solidariedade com outros animais. As fêmeas, quando grávidas, reconhecem e comem certo tipo de erva que induz o parto. Usam ferramentas para diversas finalidades. Certa vez, um grupo de elefantes foi visto atirando pedras com as trombas em cercas eletrificadas para cortar a corrente. Por ocasião da morte de um membro do grupo, seguem rigorosos e complicados rituais fúnebres e costumam visitar os túmulos dos falecidos.
Inteligência & Instrução
Entre nós, humanos, é preciso fazer uma distinção entre a verdadeira inteligência e o simples raciocínio (instrução, memória, cultura ou erudição). Existem intelectuais estúpidos e analfabetos geniais e a recíproca é verdadeira. Inteligência é uma questão de sensibilidade de espírito e isso não se aprende na escola.




Pesquisar este blog